Coordenador : Maria das Graças Gomes de Azevedo Medeiros
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390202.2199.50710.24022023
Unidade/Órgão Adm.: CMN
Departamento/Setor: MNS
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo deste projeto serão os manipuladores do comércio ambulante de alimentos dos diversos segmentos de atuação, tais como os vendedores das feiras públicas, quiosques da orla, barracas, trailers, food trucks, vendedores de quentinhas e demais segmentos do comércio ambulante de alimentos identificados no município de Niterói/RJ. Além dos manipuladores, estarão envolvidos no projeto os discentes da Faculdade de Nutrição/UFF, a fim de contribuir para o enriquecimento da formação acadêmica, num processo ativo de ensino-aprendizagem durante a formação técnica-científica, enquanto ensino superior, além de promover a experiência prática na área de conhecimento e a construção de relações interinstitucionais.
Local de atuação: UFF - Auditório da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro, 4º andar, auditório. Rua Mario Santos Braga, nº 30, Campus do Valonguinho
Objetivo
Objetivo Geral Desenvolver e aplicar um programa educativo de capacitação sobre boas práticas na produção e comercialização de alimentos para manipuladores de alimentos do comércio de comida de rua, no município de Niterói/ Rio de Janeiro. Objetivos Específicos •Analisar o nível de conhecimento dos manipuladores de alimentos sobre boas práticas higiênico-sanitárias na produção e comercialização de alimentos; •Elaborar e aplicar programa educativo baseado nas necessidades de conhecimentos e nos temas pertinentes as boas práticas na manipulação e do comércio de alimentos de rua. •Buscar nas metodologias ativas de ensino e modelos que colaborem para o processo de aprendizagem dos manipuladores de alimentos sobre os temas propostos; •Analisar o grau de eficácia de um programa educativo em boas práticas higiênico-sanitárias na produção e comercialização de alimentos; •Criar um banco de aulas digitais sobre boas práticas higiênico-sanitárias na produção e comercialização de alimentos. •Criar de um banco de contatos dos manipuladores do comércio de rua para fins de divulgação de material técnico e científico e futuras pesquisas sobre o tema.
Resumo
O alimento e as suas transformações datam de épocas remotas. O manipulador de alimentos é o trabalhador que entra em contato direta ou indiretamente com o alimento, da origem até o momento da comercialização e exerce um importante papel ao longo da cadeia produtiva. Entretanto, existe um consenso de que os manipuladores de alimentos carecem, de maneira geral, da falta de conhecimento sobre métodos e técnicas de trabalho, que impacta de forma negativa na qualidade do produto elaborado. Objetivo, elaborar, aplicar e avaliar um programa de capacitação sobre boas práticas de fabricação para manipuladores de alimentos, objetivando o controle higiênico-sanitário do comércio ambulante de alimentos. O projeto combina atividades de extensão e de pesquisa aplicada, com metodologia transversal, prospectiva e de abordagem quantitativa. Os cursos de capacitação serão realizados na forma presencial, abordando temas relativos à saúde do trabalhador, produção de alimentos, controle sanitário, sustentabilidade, custos e precificação. O público alvo será o de trabalhadores do comércio de comida de rua que atuam em feiras, praças, ruas, espaços food truck, dentre outros locais. A divulgação do curso será realizada pelas redes sociais e por meio de instituições parceiras. Os resultados esperados são a capacitação desses trabalhadores, a criação de um banco de dados sobre este seguimento de mercado e produção de material educativo sobre o tema. Serão realizadas avaliações ao longo e ao final dos cursos. Tratamento dos dados através da escala de Lickert. Poderá ser utilizado o Coeficiente de Correlação de Spearman buscando avaliar associação entre informações levantadas.